Home

Realizações

Casa do Estudante Universitário
Captação de recursos através da Lei Rouanet, além do uso de recursos próprios da FUJB, para a restauração de prédio histórico da UFRJ, antigo Hotel Sete de Setembro, tombado como C.E.U. – Casa do Estudante Universitário, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro do Flamengo. O projeto de recuperação do conjunto arquitetônico foi direcionado para sua utilização como espaço para o ensino, a pesquisa e a extensão.

Museu Nacional
Conservação e preservação do acervo de obras raras da Biblioteca doMuseu Nacional, detentora do maior acervo da América Latina, com aproximadamente 3.500 publicações de inquestionável valor material e científico, dentre elas: os estudos de Champolion sobre os hieróglifos realizados durante expedição promovida por Napoleão; o primeiro livro escrito sobre História Natural (Plinius Secundus, 1481); o número inicial do Philosophical Transaction of the Royal Society of London (1665); além de parte da biblioteca particular de D. Pedro II.

Editora UFRJ
Apoio financeiro à Editora UFRJ, criada com o objetivo de produzir livros de grande relevância científica, cultural e didática, reunindo atualmente mais de 130 títulos publicados.

Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural
Apoio à Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural, programa realizado anualmente na UFRJ e criação do Prêmio Joaquim Gomes de Souza, concedido aos melhores trabalhos de cada Centro. O investimento resultou num aumento das atividades de pesquisa e da produção científica através da publicação dos trabalhos, além da redução do tempo de finalização da pós-graduação.

Programa de Apoio à Atualização em Tecnologia da Informação
Fomento à atualização e ao desenvolvimento de hardware e software, voltado para as Unidades da UFRJ, através do Programa de Apoio à Atualização em Tecnologia da Informação (ver Programas de Apoio da FUJB/Editais).

Programa de Apoio à Publicação de Periódicos
Financiamento de projetos de editoração e publicação de periódicos impressos ou eletrônicos, produzidos ou co-produzidos por Unidades da UFRJ, através do Programa de Apoio à Publicação de Periódicos(ver Programas de Apoio da FUJB/Editais).

Maternidade-Escola
Adaptação das instalações da Maternidade-Escola da UFRJ, em Laranjeiras, visando a implantação do Método Mãe-Canguru para atendimento a bebês prematuros. As obras para hospedar este projeto piloto foram gerenciadas com supervisão de uma equipe da FUJB.

Unidades Hospitalares
Reestruturação das unidades hospitalares da UFRJ, dentre as quais o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. Destaque para a reforma do Hospital Universitário, incluindo a participação na administração do projeto de modernização de suas instalações. A FUJB também concedeu empréstimo para aquisição de equipamentos, dentro de programa de informatização do HUCFF.

Laboratório de Farmacometria
Participação na implantação da infra-estrutura física do Laboratório de Farmacometria da Faculdade de Farmácia da UFRJ, integrante do Programa de Biofarmácia e Farmacometria (PBF). O Programa foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a funcionar como Centro Universitário de Bioequivalência, com o objetivo de realizar estudo completo de avaliação e qualificação de medicamentos para registro como Genérico, apoiando e consolidando a Política de Medicamentos implantada no País.

Outros laboratórios
Financiamento e instalação de equipamentos para os seguintes laboratórios da UFRJ: Laboratório Anti-Doping (Instituto de Química), Laboratório de Multimídia (Escola de Comunicação), Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Faculdade de Medicina), Rede Estruturada de Informática (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho), Unidades Multipropósito em Batelada para Aperfeiçoamento das Aulas Experimentais de Desenvolvimento de Processos (Escola de Química), Laboratório para Aulas Práticas de Genética Molecular (Instituto de Biologia).